NOVIDADES
11 Resultados obtidos
  Data   Registo    
  17-08-2022 | 10:33   Anexar Exame Médico Desportivo  
  21-04-2022 | 11:07   Lista de Encargos - Época  
  13-04-2022 | 15:11   Vantagens Equipamentos Desportivos Ciclo Paris 2024 | JOMA | CICLISMO  
  17-12-2021 | 12:28   Taxas de Filiação 2022  
  19-05-2021 | 20:53   Inscrições - definir a permissão de inscrever pela Vertente do Atleta  
  19-05-2021 | 20:29   Programas de Corrida - Anexos Obrigatórios  
  19-05-2021 | 20:15   Programa de Corrida - nova etapa de aprovação  
  16-03-2021 | 13:28   Área de Comissário  
  05-02-2021 | 18:21   Regime exceção - Fichas de Filiação e Exame Médico por via digital  
  05-02-2021 | 16:54   Regulamento Treinadores  
  03-02-2021 | 17:36   ESCOLAS | Formulário de Enquadramento Desportivo  
X

Data Registo: 17-08-2022 | 10:33

Anexar Exame Médico Desportivo
Informamos de que já é possível anexar o Exame Médico Desportivo (EMD) na área de clube em Clube - Filiados - Atletas-Exame Médico.

A data de validade do EMD aparecerá a vermelho nos exames que se encontram a 30 dias de expirar ou já expirados.

X

Data Registo: 21-04-2022 | 11:07

Lista de Encargos - Época
Está disponível na área de clube em Clube - Encargos Época a informação relativa aos pagamentos efetuados.

X

Data Registo: 13-04-2022 | 15:11

Vantagens Equipamentos Desportivos Ciclo Paris 2024 | JOMA | CICLISMO
A Federação Portuguesa de Ciclismo, em conjunto com o Comité Olímpico de Portugal, estabeleceu uma parceria com o fabricante de roupa desportiva JOMA, extensível a todos os seus clubes filiados. O protocolo é válido para o ciclo olímpico Paris 2024, garantindo aos clubes um desconto de 50%+5% na aquisição de roupa daquela marca.

A aquisição dos equipamentos terá de ser feita numa plataforma específica criada para o efeito, devendo os clubes interessados informar a Federação Portuguesa de Ciclismo desse interesse para os seguintes contactos: sergio.sousa@fpciclismo.pt e melissa.silva@fpciclismo.pt .

A JOMA terá um “showroom” de apresentação da roupa desportiva, na sede do Comité Olímpico de Portugal, nos dias 24 e 25 de maio. Os clubes interessados em visitar esta exposição de produtos deverão informar a Federação, para os contactos atrás mencionados, até ao dia 10 de maio.

X

Data Registo: 17-12-2021 | 12:28

Taxas de Filiação 2022

X

Data Registo: 19-05-2021 | 20:53

Inscrições - definir a permissão de inscrever pela Vertente do Atleta
A quando da introdução dos Programas de Corrida é possível definir as Vertentes de Atleta que podem inscrever-se numa determinada prova.

X

Data Registo: 19-05-2021 | 20:29

Programas de Corrida - Anexos Obrigatórios
Está disponível a tabela onde se define por Vertente os Anexos Obrigatórios ao Programa de Corrida
Menu Principal - Registos Mestres - CPT|Eventos - Anexos Obrigatórios

X

Data Registo: 19-05-2021 | 20:15

Programa de Corrida - nova etapa de aprovação
Foi introduzida uma nova etapa na aprovação dos Programas de Corrida, passa a ser o Técnico da Área o primeiro responsável pela verificação da correta submissão.
O estado do Programa de Corrida pode ser verificado na listagem de provas.

X

Data Registo: 16-03-2021 | 13:28

Área de Comissário


Bem-vindo à sua área pessoal.

Aqui vai poder encontrar toda a informação relativa às provas e nomeações.

Poderá indicar os períodos em que está indisponível para ser nomeado, recusar uma nomeação e apresentar uma justificação para a recusa. A submissão dos relatórios de prova ao Conselho de Arbitragem deve ser realizada também por esta via.

X

Data Registo: 05-02-2021 | 18:21

Regime exceção - Fichas de Filiação e Exame Médico por via digital
Tendo presente as atuais condições sanitárias, provocadas pela situação epidemiológica causada pelo novo Coronavírus - COVID 19, as medidas de distanciamento social decretadas pelo Governo e, bem assim, a prorrogativa concedida pelo artigo 16.º-A do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 12-A/2020, de 6 de abril, a Federação Portuguesa de Ciclismo autoriza, a título excecional, que os documentos referentes ao processo de filiação na época desportiva 2021 sejam apresentados por cópia digitalizada, ficando, contudo, a utilização deste meio condicionada à aceitação expressa (através do preenchimento e envio de declaração) da obrigação de guardar, preservar, exibir e entregar os respetivos originais à Federação Portuguesa de Ciclismo se esta os vier a requerer.

Para além deste mecanismo excecional, continuará a ser possível fazer a filiação através da entrega dos documentos originais, pessoalmente ou através de remessa por correio postal.

Mais se informa que no caso das Associações e dos Clubes os documentos serão submetidos diretamente na área do FPC Gest, devendo o representante do Clube ou Associação submeter a declaração respetiva.

Para tal devem aceder à página “Dados Clube” ou “Dados Associação” e fazer o download da declaração e submeter a mesma assinada (imagem 1).
Após a FPC validar esta declaração poderão aceder à área de cada atleta pendente e inserir a respetiva FF e EMD (imagem 2 e 3).

Para obterem as fichas de filiação devem aceder a “Pagamentos – Pendentes” e clicar na lista de cada referencia (imagem 4).

X

Data Registo: 05-02-2021 | 16:54

Regulamento Treinadores
A Direção da Federação Portuguesa de Ciclismo aprovou alterações ao Regulamento da Atividade de Treinador de Ciclismo, respondendo às necessidades de evolução qualitativa da modalidade e de cumprimento dos compromissos assumidos com o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Pretende-se concluir até 2024 o percurso de completa correspondência entre os graus de treinador e as categorias. O processo terá de ser progressivo, permitindo aos clubes e aos treinadores um período de adaptação e de transição para a nova realidade.

Foi nesse sentido que se aprovou um anexo ao Regulamento, com exceções que irão vigorar exclusivamente em 2021, cessando no final da presente temporada.

Sem prejuízo da necessidade de consulta do Regulamento e do respetivo anexo, as principais exceções permitidas em 2021 são as seguintes:

• Um treinador poderá acumular funções em mais do que um clube, desde que os dois clubes optem, no ato de filiação, por vertentes distintas. Em qualquer dos clubes terá de ser respeitada a correspondência entre o grau do treinador e as categorias da equipa, segundo os referenciais de formação em vigor.

• O segundo clube, que necessite deste treinador por não ter nos seus quadros alguém habilitado para a função, compromete-se, em declaração a entregar no ato de filiação, a formar pelo menos um treinador na primeira oportunidade de formação promovida pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

• Em 2021, cada associação regional de ciclismo poderá ter um treinador regional que assumirá as funções em clubes que se registem pela primeira vez. Terá de ser um treinador com grau II ou III. Os clubes que recorram ao apoio do treinador da associação regional comprometem-se, no ato de filiação, a formar pelo menos um treinador na primeira oportunidade formativa aberta pela Federação. Só equipas das vertentes e categorias compatíveis com a exigência de um treinador de grau I poderão recorrer a esta possibilidade.

• Possibilidade de participação das equipas em prova sem a presença do treinador.

Os clubes que beneficiem do regime excecional em 2021 só poderão registar-se em 2022 caso tenham um treinador próprio para essa época, durante a qual também será obrigatória a presença dos treinadores em prova.

A oferta formativa ao longo de 2021 terá em atenção as necessidades dos clubes, tendo prioridade no acesso às ações que vierem a ser programadas os clubes com necessidade imperiosa de formar treinadores para cumprir os regulamentos.

O Regulamento também especifica os critérios para atribuição de equivalência aos títulos de treinador obtidos no estrangeiro, que obedecerá aos seguintes critérios. Os interessados deverão consultar o regulamento para conhecerem as condições de equivalência.

Refira-se que o regime de acesso e exercício da atividade de treinador de desporto é estabelecido pela Lei n.º 40/2012, de 28 de agosto, que foi atualizada pela Lei nº 106/2019, de 6 de setembro.
Os aspetos relativos às ações de formação contínua obrigatória para a revalidação do título profissional de treinador de desporto (TPTD) encontram-se definidos pela Portaria n.º 141/2020, de 16 de junho.

Regulamento Treinadores

X

Data Registo: 03-02-2021 | 17:36

ESCOLAS | Formulário de Enquadramento Desportivo
Gostaríamos de desejar um bom ano a todos, em termos desportivos e pessoais.
Esperamos que este ano, a nossa atividade de ensino, convívio, treino, participação e competição possa decorrer com a maior normalidade possível, ou pelo menos, com adaptações que nos permitam estar ativos e envolvidos naquilo que gostamos de fazer, e que tanta falta nos faz, assim como aos nossos jovens ciclistas.

Enviamos uma palavra de agradecimento e reconhecimento pela vossa compreensão e dedicação na época desportiva anterior, pois com todas as condicionantes, demonstraram o vosso empenho e capacidade de adaptação a condições bastante desfavoráveis e desafiantes.
Este ano, se nos for permitido, iremos acrescentar um novo formato de Encontros, apenas a nível Regional. Para além do modelo anterior (Regional e Inter-Regional), que continuam a existir, acrescentamos as "Provas Abertas de Iniciação", um modelo mais simples e mais acessível a todos.
Este novo modelo, pretende atrair mais jovens para o ciclismo, permitindo que a sua integração na modalidade não seja tão exigente, pois podem experimentar a participação num destes Encontros através de uma licença diária. Permite também a participação de todos os que já são filiados. As Associações Regionais optarão pelo modelo de Encontro que pretendem organizar, e que considerem mais adequado à realidade local, sendo que, gostaríamos muito de ter mais jovens a praticar ciclismo.

Em relação à inscrição da Escola de Ciclismo no Projeto da Federação, informamos que o "Formulário de Enquadramento Desportivo" deverá ser preenchido na plataforma FPC Gest na página Projeto Escolas, assim como, qualquer alteração ou atualização que aconteça ao longo da época (novas filiações, alteração de treinador, etc.), deixando de ser necessário o envio em formato de papel.
Esta área está disponível no Menu Principal no separador clube e já terá toda a informação do clube pré-preenchida.
Apenas será possível selecionarem elementos já filiados e os atletas irão aparecendo automaticamente após a filiação, sendo apenas necessário ir selecionar as vertentes do mesmo e clicar em atualizar.